Tiwy.com - Noticias
[ Humor ]   [ Versión móvil ]
Identificarse
Login:

Contraseña:


Olvido la contraseña?
Menu

Русский форумForo en españolEnglish Forum
Mensaje
Información
Buscar:

Tiwy.com - foro en español
Foro principal
  → Sección: Principal

En total mensajes: 1, se muestra pagina: 1

Paginas: 1

Marнlia Gonзalves
(Huesped)
QUANDO O POETA E POETA

Ora ainda bem que tudo foi um engano!!! Muito me alegro! tinham ouvido dizer sue o Camхes morreu а fome? que o Antonio Aleixo, tгo ao pй do nosso tempo, rapou tanta fome que entuberculizou? pois, a tuberculose parecia atй hoje nao estar tгo na moda assim! mas й logro sabem? a tuberculose atй ultimamente tem aumentado outra vez! excessos dirгo alguns! e eu pergunto: excessos poйticos? excessos de alimentaзгo? ou excessos de carкncias? pois aн fica a pergunta! que responda quem sabe, eu so constato!
poetas! atй parece que de vуs se nao trata! estamos a chamar os poetas mundiais, porque mundiais tem que sera forзa, para suster tal movimento! Arrancar a retrуgradas mentalidades de quem nos governa ou desgoverna, a chamazinha de uma ideia, de que o que os poetas produzem й trabalho, e tem que abrir acesso a direitos sociais! Nao me venham vocкs a mim falar de utopia! ou paro de escrever versos e faзo-me comerciante! nao, nao faзo, lamento, mas nao tenho jeito!
nao, o trabalho nao me faz medo! porquк? nao й trabalhar passar horas e horas a escrever, a inteirar-se do mundo de sua realidade, para dela poder falar! graзa! que atй o vosso taberneiro, nos versos que vai fazendo, parece-me a mim, pode que esteja enganada, anda a fazer retratos sociais! outros na importa quem, vкm a soluзar por dentro trazer ao olhar do povo, a descriзгo de paisagens de todos os horizontes, que fazem sonhar, quem as lк! Quem sabe a centelha luminosa que um poema pode acender em alguйm que sofre e nao se sente compreendido! Ah! Verdade! o poeta trem tambйm uma funзгo social! qual de vуs me segredou isso aqui agora, que me nao passava sequer tal coisa pela cabeзa?
Vкm como trabalhamos! e as crianзas, tгo perto de nуs, em quem acendemos a emoзгo num mundo sem nуs cada vez mais frio?
Entгo jб que a profissгo й sonho, sonhemos! e nгo paremos por aqui! O IPU й o comeзo! e o que comeзa nгo se sabe aonde acaba! pode mesmo nгo terminar e seguir em sonho а procura de mais realidades!
Quem sabe num futuro, um lar de poetas sуs!? um abrigo no momento de despero ou desamparo?! em famнlia! um lar! lar de poetas entre paredes de poesia! quem ousa dizer que й impossнvel? quem se atreve a negar a forзa duma luta renhida? seria impossнvel sim, sк-lo-б se ninguйm se mexer, se ninguйm se bater. Mas a luta leva sempre а vitуria se justa!
acreditam na justiзa da causa? pois se acreditam , venham que a vitoria serб nossa! nгo imediata, claro que nгo, mas serб ganha tanto mais depressa quanto mais poetas lutarem e acreditarem nela!
Embora poetas! Vamos! а luta! а luta! que por nуs й!




olhem como й que dizia o Zeca? traz outro amigo tambйm! pois dizia, dizia e cantava, tambйm era poeta, tinha destas madurezas: acreditava no ser humano! e vocкs colegas! nгo tкm amigos? nгo convivem? e as tertъlias ? hum.... nгo sabia! й difнcil mobilizar?! estб bem, pronto! jб percebi! mobiliza-se melhor com o pй que com a cabeзa! extremidades de mais valor, e diga-se de passagem muito mais bem pagas! de que estou a falar? ora, como se vocкs meus queridos poetas, nгo soubessem! assim que hб desafio de bola aн fica tudo gritando pelo paнs aqui d' el-rei que lб nos cai o paнs ao chгo se nгo ganhamos um desafio! olhem lб que atй tem sua importвncia, principalmente para estreitar os laзos de amizade com os outros povos. Resulta! que o futebol й mesmo grande embaixador da Paz!
Por isso se faz а volta disso, tanto barulho! mas tambйm o que se esperava!? com o ordenadгo que os futebolistas ganham, temos que os apoiar, coitados, que se perderem o trabalho, ficam a perder alguma coisa que se veja!!! isso sim que era drama! jб viram um homem que ganha por mкs.... Quanto????!!! ah pois; й isso!... perder uma soma dessas!? nem sonhar! que sempre seria perder!!!!
nгo й como estes tontos de poetas, a passar a vida a parir fontes e montanhas, aves e flores e a encavalitar os astros em cada pobre sonho, se um poeta perder algo, nao й nada que se veja, vale a pena fazer barulho por uma misйria?Com o que ganha, perde lа coisa que levante o mundo?
Pois! grandes disparidades entre o pй e a cabeзa!! um chuta poesia; em paga chutam-lhe a cabeзa, com pontapйs de desprezo! e vai alegremente atravessando os tempos e as йpocas, expulso como inъtil desde a Grйcia, atй hoje, mas nгo! bicho teimoso e tenaz! continua a cantar, alguns, matam-nos atй so porque cantam, Sim minha irmг, eu sei que te mataram o sangue generoso. Doeu-lhes as Graзas que deste а vida, pela naturalidade de teu puro e elevado olhar! Mataram-te no Chile Poetisa! Assassinaram pela tortura a tua vontade de viver!e porque digna foste na ultima batalha entrar pela porta da morte! nуs estamos por ti ainda de luto, um luto sem remissгo! Porque йs a luz! Porque a tua dor, nos envergonha! Nуs que podemos defender-nos, sem que a nossa vida corra perigo, nгo te aprendemos o exemplo de coragem! e nem que para viver!
Gracias a la Vida; e mataram-te! porque eras poeta!
й aн que esta a terrнvel realidade! porque afinal, talvez seja aо que se responde a todas as perguntas: o que й um poeta! ai for de quanta palavra se disser! morreste! pelo magnнfico direito de dizer o que й! Poeta! que te conquistaste o titulo para todo o sempre! poeta presente, mesmo se hoje te julgam passado!Ser poeta nao й empilhar palavras, mais ou menos bonitas( quando o sao) ser poeta й estar desperto ouvindo o grito da vida, ao passar por nуs, mesmo de longe!
e agora que democraticamente se trata de fazerem ouvir vossa voz, de defender a vossa integridade de inventores de poesia, quem vos cala? que medo vos assalta onde tudo й fбcil e livre!
pensai poetas, pensai e falai! cantai!Poesia! que disso meus irmгos, consta nosso trabalho!
а luta, que a luta hoje й por cada poeta do mundo,Quando morreu Violeta parra morria nela a rubra lor da Poesia! que nunca no silкncio dos seus morra mais nenhum poeta no mundo!vem poeta! por ti, e por cada um de todos nуs!
eu? jб aqui estou! pronta! e tu poeta aonde estбs? Anda! anda que a vitуria й garantida, nгo sу por nуs, mas pela histуria a escrever pelos poetas que hгo -dr vir!
para que nunca mais um poeta no mundo morra а fome e na misйria! para que o IPU seja a nossa justiзa!
ao IPU Poetas ao IPU e а Loja!
Viva a Poesia!

Marнlia Gonзalves
poesia@01@infonie.fr



delegaзao pela Amйrica Latina:
Maria Elena Sancho (Argentina)



IPU INSTTUTO DE POESIA UNIVERSAL http://www.ferool.info/instituto.htm



O DONO DA LOJA http://www.ferool.info/index5.htm







 

En total mensajes: 1, se muestra pagina: 1

Paginas: 1


OriginalBB Version 3.04b Copyright © 2004-2019, www.Tiwy.com